segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Reflexões pós Leadership Summit: Qual o tamanho do impacto da sua compaixão?




Você já sentiu compaixão por alguém?

Você sabe a diferença entre pena e compaixão?

O que você sente quando vê alguém numa situação que julga ser ruim? Sente pena ou compaixão?

Quer uma ajuda?

Pena: olhar e lamentar o estado de alguém;

Compaixão: Lamentar o atual estado de alguém, tendo consciência do que deveria estar vivendo; sentimento que nos põe no lugar do outro e nos impulsiona a agir.

O maior exemplo equivocado que temos de compaixão são as ajudas que são enviadas constantemente ao continente africano. Equivocado, porque compaixão é mais que tentar sanar um problema a curto prazo, é propor auxilio a longo prazo e que gere a independência do ajudado.

Quando vemos alguém passando fome, damos um alimento... resolve? Amanhã você estará por perto pra alimentá-lo novamente? Até quando poderá alimentá-lo?

É preciso saber até onde minha ajuda pode transformar de fato a situação atual da pessoa alvo deste sentimento.

Vejamos Jesus, Ele era plenamente movido por compaixão. Não só lamentava a situação atual da pessoa, mas conhecia bem o que ela deveria estar vivendo no lugar de...sua compaixão o movia além da cura, do milagre, do expulsar demônios. Ele sabia que estava alterando o destino das pessoas.

É isso! Sua e minha compaixão precisa alterar o destino das pessoas.

Am?! Eu sei que não temos este poder de controle nem mesmo sobre os nossos, quem dirá sobre o de outros. Mas temos participação, afinal Ele nos disse:...sujeitem a terra a mim...

Qual o tamanho do impacto da sua compaixão?

O que te move?

Que situação te rouba à paz?

Que realidade te move do lugar estático para o pleno movimento?

O que você faz com isso? Toma atitudes de curto alcance, que a principio parece A SOLUÇÃO, mas depois se esvai?

Parece que o alcance de uma ação não atinge mais uma nação, uma cidade, um povoado...como nos tempos bíblicos. Será?

Às vezes não começamos nada porque simplesmente achamos que não será o suficiente e assim abortamos ações que seriam desbravadoras.

Geralmente desprezamos os pequenos começos porque conhecemos bem o passado que nos frustrou, estamos cautelosos no presente e julgamos saber o futuro.

Qual o tamanho do impacto da sua compaixão?

Mova-se e descubra hoje, amanhã, mas prepare-se para descobrir mais, depois de amanhã!

Um comentário:

  1. O THE GLOBAL SUMMIT, 2008,2009 QUE ACONTECEU NA MINHA CIDADE JUAZEIRO DO NORTE-CEARÁ FOI MUITO BOM,"LIDERE ONDE VOCE ESTIVER,LIDERES COMO NÓSOFERECEMOS ESPERANÇA REAL PARA ESSE MUNDO, E FAZEMOS PARTE DE UM NÚCLEO ÚNICO DE IGREJAS LOCAIS EM TODO MUNDO, PEQUENAS COMUNIDADES CHEIAS DE FÉ QUE ESTÃO PREVALECENDO CONTRA A ESCURIDÃO E MOSTRANDO AO MUNDO O CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO DE VIDA ATRAVÉS DA FÉ EM JESUS CRISTO...EU CRIO QUE DEUS TEM ALGO A MIM DIZER. MUITO OBRIGADA PELO SUMMIT...ESPERAMOS OUTRA VEZ ESTE ANO 2010 ...AQUI NO CEARÁ.

    ResponderExcluir