quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A CAUSA DO APAGÃO!


Desde as 22h de ontem (10/11) todos procuram pela mesma resposta. A resposta a famosa pergunta: Qual o verdadeiro motivo do apagão que atingiu aproximadamente 6 estados brasileiros?

Assistir aos noticiários e até mesmo os programas de entretenimento é se deparar com as formas mais diversas de se fazer sempre a mesma pergunta.

O verdadeiro jogo dos culpados deu-se inicio desde a noite de ontem. Incrível como fazemos bem este jogo. Não que eu creia que devemos fazer de conta que nada aconteceu e que ninguém precisa ser responsabilizado por isso. Mas fica a pergunta: Se descobrirmos agora que o culpado foi um raio, o que vamos fazer com ele? E se descobrirmos que foi a falha de um funcionário, vamos demiti-lo como se isto resolvesse o problema, sem lembrar que criamos outro, quando passamos a ter mais um desempregado, mais uma família que passará necessidades e estará propícia as mais diversas reações? E se foi culpa do ministro, que mais parecia estar dormindo na hora do apagão e teve que acordar e vestir-se inteiro de roupa de bom político para dar uma justificativa?

A cada semana um fato novo choca a população brasileira: hora é o ataque de violência no Rio, hora é a tal da estudante que usa roupa curta na faculdade, hora é o tal do apagão. O mais incrível é a pergunta: Como sediaremos as olimpíadas em 2016 depois de termos sofrido este apagão?

Por favor! Deu um apagão na mente da população e dos jornalistas brasileiros? Alguém me formule uma pergunta diferente e que seja indispensável.

Hoje, enquanto esperava ser chamado no consultório médico, assistia a entrevista de um destes cidadãos que parece ter que explicar alguma coisa. Ele acabou de encerrar uma entrevista com uma emissora e iniciar com outra e advinha a pergunta que lhe fizeram? A mesma da emissora anterior, a mesma de todos. Ele respirou fundo, deve ter engolido o palavrão que desejou dizer e respondeu: os técnicos ainda não sabem apontar o problema.

Deu apagão no senso político dos brasileiros. Já ouvi até que a culpa é do Lula. Pelo amor de Deus, os jornalistas querem dar o famoso furo de reportagem, a oposição quer culpar o Governo, a população quer saber quem vai pagar o liquidificador que queimou e por ai vai.

Sabe mais o quê?

As crianças que estão morrendo de fome, os desempregados que não tem grana pra pagar a conta de luz, os adolescentes marginalizados por causa de suas misérias, as mulheres surradas pelos maridos, as crianças abusadas por seus supostos protetores não sentiram a luz apagar.

Os jornais da manhã passaram toda a sua edição indo e voltando aos estados afetados apenas para que os jornalistas nervosos narrassem como ficou sua cidade após o apagão. Alguns dizem que os ladrões e traficantes se aproveitaram do apagão, sinceramente, alguém acha que a luz artificial ou natural tem os impedido de alguma coisa?

A verdadeira causa do apagão eu não sei, mas pretendo manter acesa a luz da sobriedade pra não me deixar levar por sensacionalismo jornalístico e por oportunismo de políticos repetitivos em suas vãs declarações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário