sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Que Consciência é essa que se comemora hoje?




Não quero e nem vou fazer apologia ao racismo. Sou totalmente contra qualquer tipo de preconceito, apesar de saber que tenho vários. Sou adepto de se defender conceitos, fruto de uma consciência esclarecida do que se defende.
Mas vamos refletir bem sinceramente, será que eleger um dia como o dia em que são feitas diversas reflexões sobre uma determinada raça, resolve alguma coisa? Se todos que são alvo de algum tipo de preconceito exigissem um dia para que o país parasse e refletisse sobre suas questões, será que 365 dias seriam suficientes?
Muitas manifestações estão ocorrendo pelo país a fora, mas será que este número supera o número dos que estão curtindo o feriadão sem nem mesmo lembrar do que está sendo debatido?
Quantos negros e brancos não estão sendo explorados neste feriadão por outros negros e brancos que estão “vivendo a vida”?
Hoje vi nos noticiários as famosas pesquisas que apontam a diferença salarial, a diferente taxa de analfabetismo, o diferente índice de desemprego entre negros e brancos. Agora eu pergunto:
1- Se resolvermos o problema dos negros, resolveremos o problema da nação?
2- A solução seria fazer de uma nação, duas; uma de negros e outra de brancos para tentar desenvolver igualmente as raças?
Lógico que não!
Não creio que queremos uma nação que garanta os direitos de uma pessoa por causa da sua cor de pele ou de sua raça. Se somos realmente todos iguais, e somos, porque damos tanta ênfase nas diferenças que parecem irrelevantes?
Vamos observar as diferenças que de fato somam, enriquecem a nossa nação.
Seja branco ou negro, mas seja honesto, simples, verdadeiro, fiel, patriota...
Temos um dia para refletir sobre a cor da pele, mas não temos um dia para refletir sobre a consciência de caráter.
Ai fica uma proposta: vamos instituir o dia nacional da consciência de caráter, porque esse sim, ou melhor, a falta desse afeta tantos negros quanto brancos nesta nação.
Sabe por que a Bíblia não diz a cor da pele de Adão e Eva, porque Deus não deu atenção mais do que necessário a cor da pele deles, mas ao caráter do homem que estava criando, por isso disse: Façamos a nossa imagem e conforme a nossa semelhança. E agora?
Vamos descobrir se Deus é negro ou branco?
Não. Vamos entender que Ele é o que devemos imitar enquanto caráter!
Que venha o Dia Nacional Da Consciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário