quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O QUE VOCÊ PENSA SOBRE FELICIDADE DEPARTAMENTALIZADA?




Ontem, cheguei ao escritório e alguém me fez a pergunta: você é feliz?
Minha resposta saiu meio que sem muita elaboração, mas ela foi: minha felicidade, hoje, está departamentalizada.
Rimos e passou, mas esta resposta ficou ecoando em minha mente.
Existe felicidade departamentalizada?
Tenho duas respostas para esta pergunta.
A primeira é racional e bíblica: a vida é integral, partes de um todo, logo, a felicidade é vivida no todo e não nas partes;
A segunda diz respeito ao que às vezes eu tenho tendência a viver e vejo muita gente vivendo-a também: no meu dia a dia me pego estando feliz em áreas da minha vida, enquanto em outras eu pareço triste; pareço realizado em algumas situações e frustrado em outras; estou cheio de esperança em algumas situações e em outras estou o mais pessimista de todos a minha volta.
E ai? Com qual resposta ficar?
Antes que eu me decidisse pensei em mais uma coisa que quero dividir com você:
Quando felicidade é apenas um estado emocional, por tanto ditada pelas emoções, à felicidade trata-se de algo que se pode departamentalizar; mas quando entendo que felicidade passa por descobrir o real sentido da vida e caminhar por ele, felicidade é sentida e vivida na integralidade da vida.
E o que fazer com minhas frustrações, tristezas, pessimismo e tantos outros sentimentos contrários a felicidade? Faço de conta que eles não existem?
Jamais! Considere cada um deles.
Mas e quem disse que a felicidade integral não é o todo do qual estes sentimentos podem fazer parte? A verdadeira felicidade não é ameaçada por momentos de frustração e descontentamento, pelo contrário, muitas vezes são momentos como esses que me fazem perceber que a minha felicidade é mais que um estado de espírito.
Exerça sua fé e viva a verdadeira felicidade. Nada de achar que é feliz se alienando da realidade, mas é ser feliz apesar da realidade.
Sabe por que a realidade às vezes nos faz tristes? Porque achamos que realidade é apenas o hoje e o agora, e esquecemos que a realidade envolve ontem, hoje e amanha.
E ai? Você é feliz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário