sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sociedade do espetáculo! Pra quem você se apresenta?



Vivemos dias em que tudo não passa de um grande espetáculo. Tudo precisa virar notícia. As situações simples são transformadas em grandes polêmicas. A mídia insiste em certas manchetes como um catador de lixo que precisa encontrar até a última coisa que se possa reaproveitar.

O senado brasileiro tornou-se um picadeiro. Cada dia um novo espetáculo é improvisado afim de que se tenha o que noticiar.

As pessoas vivem de espetáculos. Estamos sempre preocupados com o que os outros irão pensar de nós. Os passos são friamente calculados para que o ibope seja o maior possível.

Nossos ministérios parecem plataformas de promoção. Centralizamos o maior número de tarefas para que eles não funcionem sem a gente. Nossa eterna busca de sermos indispensáveis.

Trabalho com adolescentes. Eles vivem um espetáculo novo a cada instante. As confusões dos hormônios os fazem sentirem necessidade de adrenalina. Uma conversinha aqui outra ali e turdo se torna uma grande situação pra se resolver. Um mal entendido se transforma numa grande competição.

Eles são piores, imaturos e despreparados para a vida? Talvez! Mas eles representam cada um de nós, a diferença é que aprendemos a esconder tais sentimentos e a controlar tais hormônios.

Tem muito adolescente por ai. Adolescentes das mais diferentes idades em busca de adrenalina em conversinhas, briguinhas e amizades desequilibradas.

Tudo porque estamos numa sociedade de espetáculo!

Já que tudo é um espetáculo, pra quem você tem apresentado o seu? Quais são seus espectadores fiéis? Quais são os espectadores dos seus sonhos? Aqueles que você transforma sua vida na busca dos olhares e dos aplausos deles?

Lembre-se, só tem um espectador que nos assiste em qualquer lugar. Quando estamos só ou acompanhados. Ele nos assiste em nossos mais íntimos espetáculos, em nossos pensamentos.
O que Ele tem assistido? Ele tem conseguido aplaudir e pedir bis?

Ah! Quem é Ele? Deus!

Preciso parar por aqui, vou ali dar uma reformada nos meus espetáculos!
E você?

3 comentários:

  1. E eu Cris também. Preciso fazer de minha vida um espetáculo para Deus, Mas, de maneira tal que Ele aprove. Que Ele aplauda. Quero honrá-lo e muito me arrependo de meus feitos errados, por ter quebrado minha comunhão com Ele. Ás vezes ainda pode acontecer, mas a cada dia fica a certeza que Ele próprio nos ajuda em nossas fraquezas. Uma de minhas maiores alegrias é saber, pela Palavra de Deus, que Ele sempre está bem disposto a continuar Sua obra em mim. Por isso eu o amo! Ele não desistiu de mim, os homens podem me menosprezar o quanto quiserem, não importa. Importa sim buscar a honra que vem do Senhor (Jo 5.44) como disse Jesus. Meu querido, que Deus o abençoe, oro por sua vida!

    Cicero

    ResponderExcluir
  2. Caraca Cris... fiquei até com vergonha.
    Nossa! A gente passa o dia fazendo tantas coisas para diferentes pessoas e até para nós mesmos, e na maioria das vezes, ou melhor, em quase todas as vezes, esquecemos do melhor e do maior espectador de todos... o nosso Deus.
    Eu olho para tudo e todos a minha volta e esqueço de mim mesma.
    Obrigada viu Cris... vc foi usado para me alertar.
    Nesse palco que é a vida, Deus não espera artistas, grandes interpretes. Acho que Ele espera uma única e especial aprentação de AUTENCIDADE, de VIDA REAL COM ELE.
    Caramba... to aqui matutando agora... qta palhaçada eu já apresentei...aff.
    Bom, pelo menos nesses últimos dias eu tenho estado mais bonitinha né rsrs (brincadeirinha).
    Como diz a Luciene: "Ainda bem que Deus me ama"!

    Abraçooooo... vc é demais!!

    ResponderExcluir
  3. Cris, meu querido irmão, essa foi uma chamada para o verdadeiro cristianismo. Estou sentindo até um Cris um pouco diferente nas palavras, estou gostando.

    Nas ultimas semanas ando meio crítico, minhas palavras até parecem um tanto afiadas.

    Um dos resultados de quem busca o verdadeiro sentido da "Palavra" e lição de Cristo acho que é esse: despir qualquer metido a Pop Star Cristão.
    Claro, muitos Pop Star por aí conseguem proezas nos seus lindos e pomposos púpitos, mas para "onde" (lugar) essas proezas estão levando as pessoas? É para uma vida sincera ou para um utilitarismo?

    Muito do que meditei nessas ultimas semanas surgiu de uma frase da Ediméia, onde ela falou mais ou menos assim: "Se me tirassem tudo, meu púpito, minha igreja, meu jatinho particular, minha grana, continuaria pregando na praça, iniciaria tudo novamente". Pergunto: quem consegue ser um pregador hoje sem um púpito, sem dizimo, sem dessas coisas que viraram normais atualmente?

    Somos egocentrados, pensamos em aparecer, tentamos sustentar nossos arquétipos mentais a qualquer custo, pensamos no que podemos colher com determinada ação, as ações sem aparecer perdem valor, é uma vida premeditada. Somos nós!

    Cristo veio determinado e em nenhum momento pensou em perder tempo com um endo-marketing, um marketing viral, uma estratégia de publicidade... foi uma passagem natural. Hoje estamos atolados nessa de marketing. Sim, concordo com você, hoje no contexto atual "podemos" utilizar dessas ferramentas, mas não é o sentido maior.

    Creio que todos nós devessemos passar pela experiência de Missões, minha opinião. Foi tudo que Cristo fez, uma missão para servir as pessoas. Sem essa de, ahh, mas meu chamado foi para ser um pregador. Tudo bem, mas faça missões em campo também. Pegue a bíblia, analise o que Jesus fazia com os apostolos. Ele colocava-os em contato com as situações e pessoas nos mais conflitantes lugares. Essa é a chamada maior!!!

    É isso... me estendi novamente no post. Desculpe.

    Beijo no coração

    Charles

    ResponderExcluir