quinta-feira, 25 de junho de 2009

Profetas sobrevivem a uma igreja melindrosa?


Profetas sobrevivem a uma igreja melindrosa?

Tive um Módulo da Faculdade sobre os Profetas Maiores.
Observando a vida e ousadia de homens como Jeremias, Ezequiel e outros, fiquei me perguntando: onde eles estão na Igreja dos dias atuais?


Parecem nem existir mais!


Fiquei me perguntando: será que não são mais tão necessários assim?
Se pensarmos que os profetas existem para que a voz de Deus seja ouvida de forma clara entre o seu povo; se lembrarmos que os profetas dão sua vida para anunciar o pecado do povo e o caminho de juízo e redenção, chegaremos a conclusão de que eles são extremamente necessários.

Então onde será que eles estão?
Será que eles foram substituídos por pastores? É possível isso? Perdemos alguma coisa com isso?

Claro que não é possível.
Claro que estamos perdendo e muito com tudo isso.

Profetas não são capazes de cuidar, alimentar, limpar feridas...assim, como pastores não deveriam se ocupar tanto em emitir juízos e anunciar caminhos de arrependimento. Não que pastores não possam ou não devam fazer, mas talvez fariam menos e seriam mais eficazes se os profetas se manifestassem.

Mas ai fica minha dúvida: os profetas não são tão presentes por que não são necessários nos dias atuais ou os dias atuais os calaram?

Vamos olhar a nossa volta:
1- O que acontece com quem é autentico e fala a verdade de forma clara e ousada?
2- Como costumamos chamar as pessoas que nos advertem do que pode vir a dar errado em nossas escolhas?
3- Qual a nossa reação quando pessoas nos confrontam em nossos erros?
4- Líderes conseguem ouvir a respeito de seus próprios erros sem que se sintam afrontados?
5- Há espaço para falar de morte do eu em nossos púlpitos?

E por ai vai...
Ontem mesmo estava conversando com algumas pessoas sobre o episodio em que Jesus repreende a Pedro dizendo: “ para trás de mim satanás...”
Como reagiríamos a este confronto?


A principal desculpa que damos para calar a um profeta é que ele não tem maturidade. E por acaso a mensagem é menor que o profeta ou ela é maior que ele? Paremos de subjulgar a mensagem à maturidade do profeta e usemos nós então de maturidade para ouvir suas palavras apesar de sua imaturidade.

O perigo de matarmos nossos profetas é que podemos estar enveredando por caminhos de morte achando que estamos no caminho de vida. Podemos deixar pra descobrir apenas no dia e na hora H que estamos listados com os que Ele dirá: apartem-se de mim, não vos conheço.

Deixemos que o profeta fale porque calar o profeta é calar a Deus!

Um comentário:

  1. Q benção suas reflexões! Estava esses dia falando sobre profetas de hoje, se existiam mesmo. Acredito q gostaríamos q eles não existissem para não nos "encomodar",kkkkk. Mas se eles não nos "encomodam" e Deus será q vai poder?!!!
    Vc me abençou muito, bjosss!!

    ResponderExcluir