sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fragmento 10: O que te move a andar com ELE?


Vamos ter por base desta parte de nossa conversa o texto de Lucas 7: 11 a 15:

“Logo depois, Jesus foi a uma cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos sues discípulos e uma grande multidão. Quando Jesus chegou perto da porta da cidade, levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva. E com ela ia uma grande multidão da cidade. Vendo-a, o Senhor sentiu grande compaixão por ela, e lhe disse: Não chores. Chegando-se, tocou o esquife e, parando os que o levavam, disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. O defundo assentou-se, e começou a falar, e Jesus o entregou à mãe dele.”

Baseados neste texto, vamos atentar para 5 formas diferentes que podem estar nos movendo em nossa caminhada de vida:
1- A multidão que segui o cortejo do filho da viúva: esta multidão andava atrás de um morto. Representa aqui as pessoas que andam por caminhos de morte, entregam-se as desgraças da vida e apenas lamentam.
2- O jovem morto: representa pessoas que levam sua vida sem propósitos e se deixam levar pelas multidões de apelos, pecados, enganos e vãs doutrinas.
3- A viúva mãe do jovem morto: representa as pessoas que conduzem a outros por caminhos de morte, lamentando as situações da vida e gerando insatisfação e lamento por onde passa.
4- A multidão que seguia a Jesus: representa as pessoas que andam atrás de Jesus apenas devido aos seus milagres. São pessoas com necessidades que podem ser supridas por Jesus, por isso, vêem n’Ele a fonte para suprir suas necessidades. Estes andam em busca de seu favor e quando o alcança, ou o abandona ou continua a segui-lo para ver seus próximos milagres.
5- Os discípulos: aqueles que andam com Jesus para aprender e para relacionar-se com Ele.

Quais destas 5 formas te movem em sua caminhada com Ele?


Quero chamar a sua atenção para os dois últimos grupos: a multidão que seguia a Jesus e os discípulos. Podemos ver nestes dois grupos diferentes motivações de andar com Jesus. Um grupo movido pelo interesse, pelas necessidades, pelo imediato, pela troca e pelo milagre; o outro grupo movido pelo relacionamento, por gratidão, por obediência e pelo desejo de aprender.
Talvez você esteja pensando: eu me aproximei de Jesus por um milagre que Ele realizou em minha vida, mas hoje já não ando com Ele por causa disso, ando com a motivação de um discípulo.


Correto, isto não está errado! Certamente, os discípulos experimentaram de seus milagres e tiveram suas necessidades supridas por Jesus, porém, não era este o foco que os movia a andarem com Jesus. O problema é quando o seguimos movidos por isto e quando andamos com Deus movidos ou por algo que ainda esperamos que Ele faça ou com medo de perder o que Ele já fez.


Como você agiria se descobrisse que alguém se relaciona com você por interesse? Pelo o que você pode oferecer?


. . .

Nenhum comentário:

Postar um comentário