sexta-feira, 7 de agosto de 2009

TIRANDO PROVEITO DAS PROVAÇÕES!


O que fazer para que provações não se tornem apenas oportunidades para murmurações?

De onde tiramos à idéia de que provação é fruto de pecados? De que passamos por provações por que algo está errado em nós?

Por que achamos que provações são evidências de que Deus pode ter nos esquecido?

Como chegamos à conclusão de que o sentimento que mais combina com provações é a tristeza?

O que você entende por provação?

Vamos ver o que Tiago tem a nos dizer sobre estas perguntas:
“Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o passardes por provações, sabendo que a prova da vossa fé desenvolve a perseverança.” Tiago 1:2 e 3

Segundo as palavras de Tiago:
A provação é a oportunidade de ver a sua perseverança sendo desenvolvida;
A provação é evidência de que Deus está desejoso de APROVAR a sua fé;
A provação é a clara convicção de que Deus está bem perto e bem atento a nós;
O melhor sentimento para se ter diante da provação é ALEGRIA, gozo!

Vamos observar o sistema de ensino, as provas são feitas após o ensino de certos conteúdos e para fechar os bimestres ou semestres. Agora para e pense, porque reagimos às provas em nossa vida como se elas viessem antes dos ensinamentos de Deus, como se não estivéssemos aptos a passar pela prova. Deus nos dá os ensinamentos necessários para a aprovação na prova.

Precisamos renovar a mente quanto à provação. Muitos de nós estamos sendo reprovados antes de passarmos pela prova por nossa ignorância quanto a elas.

“Ora, a perseverança deve terminar a sua obra, pra que sejais maduros e completos, não tendo falta de coisa alguma.” Tiago 1:4

Queremos que a obra de Deus seja completada em nós? Ser maduros? Ter todas as coisas das quais precisamos?

Alegre-se na prova! Ela é a evidência de que o processo está em andamento!
Aprendamos a tirar proveito da provação!

3 comentários:

  1. Ahh, somos tão limitados, me pego muitas vezes perdido em mim mesmo, como um novelo de lã, emaranhado! Como passar pelas Provações assim!?! Eu sou meu próprio obstáculo para entender o que Deus quer de mim. Lemos muito nos provérbios sobre Sabedoria. Penso que sabedoria muitas vezes possa estar interligada com a Provação. Não creio em somente coisas "mirabolantes" como Provações, o próprio responder esse comentário pode ser uma provação, e pra mim é, conseguir compartilhar de minhas imperfeições já "foi" uma provação. E é bom pacas passar pelas provações.

    Do que se aflitar se tudo terminará na glória de Deus!? Essa pergunta também é uma provação.

    Em Cristo

    Charles
    charles-machado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A maior evidência de que Deus quer que nós cresçamos e venhamos consequentemente a amadurecer são as provações. Provavelmente não há outra maneira de assim sermos cristãos de fato. Viver em Jesus é passar provações, a própria palavra "testemunha" no grego é "marturion" donde vem a nossa palavra "martírio". Portanto, ser testemunha é ser provado e isto muitas vezes sim pode significar martírio, não necessariamente morte física, mas pressões psicológicas, expectativas frustradas, rejeições, enfim Cris, é assunto que merece mais reflexões a respeito, quem sabe vou escrever algo tb qualquer dia desses - meu irmão continue sempre firme suportando com fé suas provações e parabéns por sua paternidade.

    Cicero

    ResponderExcluir
  3. mto massa Cris!
    Já temos o necessário para passar pelas provações ;)

    bjux, Ellen

    ResponderExcluir