terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fuja da religiosidade e do tradicionalismo!



Sabe o que eu estava pensando, ontem, em plena folga?
Até pra fugir da religiosidade é preciso cuidado para não ser religioso.
Percebo que ás vezes quando eu tento fugir às regras vãs eu crio outras.
Quando estamos lutando contra paradigmas estabelecidos, acabamos estabelecendo outros.
O grande problema é que fugir da religiosidade sem ser pra correr pra Graça, ficamos correndo entre os extremos e não alcançamos o equilibro.

O que é religiosidade? Quais os limites do cristianismo coerente e verdadeiro? Quem define os atos de religiosidade?

A verdade é que posso estar fazendo à mesma coisa e sendo religioso ou sendo cristão autentico.
O que difere?
O coração!

Então, só há uma pessoa que pode nos olhar e definir se estamos andando por caminhos de religiosidade ou cristianismo autentico. Deus!

Se a porta de entrada da Graça é a fé, a porta de entrada da Religiosidade é a incredulidade. Incredulidade enquanto crer em uma mentira.
Cremos que somos capazes de sermos bons por nossos próprios esforços;
Cremos que nosso bom comportamento pode testemunhar a respeito de Jesus;
Cremos que nossas regras podem nos afastar do pecado;
Cremos que nosso bom testemunho nos torna mais santos... e por ai vai.

Depois da Palavra de domingo me desafiei a fugir da religiosidade e estabeleci uma tremenda confusão na minha mente. Percebi que sem querer, posso estar fugindo da religiosidade sem tirá-la de mim, tendo-a como companheira fiel de minha fuga.

Descobri que a minha fuga deve ser de uma vida independente de Deus e buscar uma vida que só existe na total dependência de Deus, tendo Ele como fonte.

Espírito Santo sonda-me e vê se há em mim algum caminho mal e guia-me por caminhos de justiça! Esta é a verdadeira fuga da religiosidade!

Andando em direção a cruz, onde a religiosidade não suporta olhar!

5 comentários:

  1. Creio também Cris que a religiosidade nos força a comportamentos hipócritas e pueris, ela vai de encontro ao projeto do Senhor para nós e para quem é de fora, passa a imagem de que a vida cristã é um fardo mas sabemos que é exatamente o contrário....seu texto é valioso nesses dias onde muitos cristãos, infelizmente, praticam obras ao invés de entregar-se à superabundante Graça de Jesus. Fica com Deus "mister" Caracek!

    ResponderExcluir
  2. Ah, obrigado pela sua postagem e observações, eu fico feliz que tenha gostado sei que podemos melhorar...tb gostei muito de seu texto irmão..fica na paz!

    ResponderExcluir
  3. Realmente...Jesus não veio estabelecer mais uma religião como muitos pensam, pois o cristianismo é uma religião oficializada por um homem-Constantino-num sincretismo religioso=pagão!O Filho veio trazer o Reino de Deus à "terra" e à "Terra", como elucidaram João Batista e seus primeiros discípulos: "Arrependei-vos...pois é chegado o Reino dos Céus". Lc3:3-18. Em se tratando desse Reino, o que vemos hoje é que muitos ainda vivem o reino terreno dos homens...de glória em glórias humanas. Paz queridos!

    ResponderExcluir