sexta-feira, 23 de outubro de 2009

QUEM É DEUS QUANDO EU ACORDO?



Hoje, minha manhã foi povoada por esta pergunta.

Quando eu acordo costumo dar bom dia para minha esposa, pro meu filhote que está na barriguinha(NOAH) e pro Noé (nosso cachorro que insiste em dormir na nossa cama). Isto acontece por um motivo muito óbvio, são importantes para mim e quero saber como estão e se dormiram bem.

Daí vem o que me intrigou nesta manhã: não costumo dar bom dia para Deus. Até tenho meu tempo devocional, meus famosos horários em que eu oro, passa a tarde e a noite trabalhando na igreja e muitas outras ações, mas quem é Deus quando eu acordo?

Tenho algumas respostas baseadas nas diversas formas como costumo tratar Deus quando acordo:

1- Ele é apenas a garantia de um dia bem sucedido quando acordo para um dia atribulado e resolvo orar antes mesmo de levantar da cama;

2- Ele é apenas parte do meu dia, que não começa exatamente quando acordo, quando eu levanto e nem me lembro de orar;

3- Ele é apenas um bom amigo quando acordo e me esqueço de cumprimentá-lo, já que meus amigos não dormem comigo;

4- Ele é apenas meu psicólogo quando acordo e desabafo a respeito do dia que não gostaria de enfrentar.

Será que você, como eu, está intrigado com a mesma pergunta?

Quem é Deus quando você acorda?

Não pretendo responder a esta pergunta, até mesmo porque eu ainda não encontrei a minha própria resposta. Mas quero acrescentar outras perguntas. Tem momentos que melhor que boas respostas, são boas perguntas.

Por que não trato Deus naturalmente quando acordo pela manhã?

Por que oscilo entre a formalidade de uma oração pedindo sua benção e o desprezo de não lhe dirigir nenhuma palavra?

Por que parece que Deus só chega à minha casa, para participar do meu dia, após o café ou para tomar café comigo?

Onde será que Ele fica até que eu lhe dê o sinal de que pode se aproximar?

Não posso lhe perguntar se ele dormiu bem, já que Ele não dorme, mas por que não lhe perguntar o que Ele estava fazendo a noite inteira?

A verdade é que Ele é invisível aos olhos que abro ao acordar e permanece invisível até que eu abra os olhos que podem enxergá-lo. Isto é fruto da idéia de que Deus é parte fora de mim.

Mas se eu entender que Ele habita em mim, será que isto muda alguma coisa?

A pergunta segue me intrigando e eu a sigo tentando responder. A única coisa que posso dizer é que "Quem é Deus quando eu acorodo?"é uma boa pergunta de diagnóstico para saber quem Ele de fato é pra mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário